Procurar Notícia

Capacitação de enfermeiros em Acolhimento e Classificação de Risco

  • 12/09
  • Geral
  • Jornalismo
Na última sexta-feira, 9 de setembro, os profissionais enfermeiros da secretaria de Saúde de Coronel Vivida e dos municípios vizinhos, participaram de uma capacitação em Acolhimento e Classificação de Risco. A formação foi conduzida por membros da própria secretaria e da Regional de Saúde.
Os presentes acompanharam uma encenação sobre a realidade do SUS, de como era e como ficou após a implantação do processo de acolhimento.
A proposta surgiu a partir das alterações de profissionais nas unidades de saúde e da retomada dos processos de trabalho após o período pandêmico.
O que é acolhimento:
É uma postura ética que implica na escuta profissionaliza da que resulte em resolutividade e/ou direcionamento. É um processo, não uma ação isolada. Funciona como o elo que garante a articulação entre todos os serviços de saúde.
É compreender o funcionamento de toda a Rede de Saúde local e fazer uso dos recursos disponíveis para dar um seguimento ao usuário como: atender, agendar, encaminhar.
Não deve ser confundido com “ato de bondade” ou “favor”, tão pouco ser limitado aos procedimentos de triagem.
Para que funcione, deve ser compreendido e praticado por todos os profissionais, de todas as unidades.
O que é classificação de risco:
O acolhimento e a escuta ativa, o paciente tem sua classificação de risco realizada, definindo assim o fluxo que ele deverá seguir, ou seja, se demanda encaminhamento para atendimento em outro ponto da rede de atenção à saúde, consulta na unidade pelo profissional médico ou enfermeiro, agendamento ou atos de assistência pelos profissionais técnicos enfermagem.
 
(Fonte e imgem: Prefeitura de Coronel Vivida)