Procurar Notícia

Grupo de Combate ao Tabagismo

  • 24/08
  • Geral
  • Jornalismo
 
Na última terça-feira (23/08), aconteceu o primeiro encontro de dois Grupos de Combate ao Tabagismo. Um deles na Unidade Central e o outro na ESF de Vista Alegre.
O grupo tem como enfoque principal a promoção da saúde, auxiliando no combate aos fatores de risco ocasionados pelo tabaco, bem como, o incentivo para que os participantes consigam cessar com o hábito de fumar.
Durante a atividade, utiliza-se de escuta ativa da vivência dos participantes, orientações, explicações sobre a dependência, elucidação sobre fatores de risco pelo uso do tabaco e mostra que isso pode ser evitado além da ajuda do grupo. É um modelo que fortalece a vontade do indivíduo e sua aceitação para mudar seu hábito, quem em suma é o mais importante.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, o tabagismo é considerado como a principal causa evitável de morte. O uso do tabaco causa quase cinquenta doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Além dos malefícios causados pela fumaça em fumantes passivos.
 
(Fonte e imagem: prefeitura de Coronel Vivida)