Procurar Notícia

Migrantes comemoram o Dia da Bandeira e Festa Cultural Haitiana em Coronel Vivida

  • 23/05
  • Geral
  • Jornalismo

O dia 18 de maio é comemorado o Dia da Bandeira do Haiti, uma das datas comemorativas de maior importância para o povo haitiano. Fato este ocorrido no dia 18 de maio de 1803, quando Jean Jacques-Dessalines rasgou ao meio a bandeira francesa no Congresso de Arcahaie, unindo as cores vermelha e azul, manifestando a união entre negros e mulatos.

Tendo presente esta comemoração, a Pastoral do Migrante da Paróquia São Roque realizou no último sábado (21) o Dia da Bandeira e Festa Cultural Haitiana, em Coronel Vivida (PR). Em parceria com o projeto musical da Igreja Assembleia de Deus a abertura do evento aconteceu no estacionamento da Igreja Matriz da Paróquia e na sequencia as pessoas haitianas de Coronel Vivida, Pato Branco e Itapejara D”Oeste, juntamente com grande número de brasileiros seguiram em desfile até a Praça Ângelo Mezzomo, em frente a Prefeitura Municipal, onde foi recitado os hinos do Haiti, do Brasil e do Município.

Após os hinos um grupo de haitianos fizeram algumas apresentações culturais na praça. E continuaram o desfile até o Salão Comunitário do Bairro Madalozzo, onde aconteceram apresentações culturais do grupo de Pato Branco e Itapejara D’Oeste. Às 19h foi servido um delicioso jantar com comidas típicas da gastronomia haitiana.

Diante disso ainda vale lembrar que o lucro obtido com o jantar metade será destinado as obras de reforma da Igreja Matriz e o restante ficará à disposição da Pastoral do Migrante. “A Igreja Católica é a instituição que nos acolheu aqui no Brasil e queremos ajudar na reforma da igreja como gratidão”, frisou Sony Riche.

Fonte e imagem: radio Vicente Pallotti