Procurar Notícia

Coronel Vivida registra superávit de quase 5 milhões no 2º quadrimestre de 2021

  • 07/10
  • Geral
  • Jornalismo

Na quinta-feira dia 30 de setembro, foi realizada na Câmara de Vereadores de Coronel Vivida a segunda prestação de contas do ano de 2021.

Mesmo diante de um ano de muitas dificuldades devido ao enfrentamento à pandemia, tendo uma receita menor comparada ao mesmo período de 2020, a administração municipal de Coronel Vivida tem conseguido manter-se em dia com suas obrigações e fechou o 2º quadrimestre com um superávit de R$ 4.849.611,00, e ainda manteve os gastos com pessoal em 42,65%, ficando abaixo do limite prudencial e desta forma mantendo equilíbrio financeiro.

Nesse segundo quadrimestre houve uma necessidade maior de investimentos pois atividades que estavam paradas desde o ano passado começaram a voltar de forma gradativa como por exemplo às aulas na rede municipal e o transporte escolar.
Na educação, a administração municipal fez um investimento na casa dos 18,86%. O exigido por lei é de 25% da receita, mas pelo fato das aulas terem voltado, esse limite deve ser ultrapassado nos próximos meses. Na saúde a exigência de investimento é de 15%, e o feito por parte do município neste setor foi de 21,84%. 

Ainda no que se refere a saúde, no segundo quadrimestre está sendo possível completar a tarefa de zerar a fila por cirurgias eletivas e aparelhos auditivos, as quais estavam com demanda reprimida há em alguns casos desde 2015.
Também ainda podemos destacar alguns dos muitos investimentos feitos durante esse período. No que diz respeito a infraestrutura aconteceu a revitalização das ruas Major Estevão Ribeiro do Nascimento, Iguaçu, a reforma das calçadas na Avenida Generoso Marques, e a tão esperada Rua Clevelândia, a qual também é rota de caminhões e estava com muitos problemas. Está em construção a rede de esgoto sanitário nos bairros Primavera, São José Operário e Lider. Outra importante obra iniciada, foi a conhecida curva do São Bráz, estrada onde já foram ceifadas muitas vidas, e que através do bom relacionamento do Prefeito Anderson com o Secretário de Infraestrutura Sandro Alex e com o apoio de lideranças estaduais, foi autorizada o início e execução da obra. No centro da cidade também teve início a revitalização da Praça José Auache, praça tradicional da cidade carente de melhorias, e que através dessa reforma passará a oferecer espaço para as feirantes que trabalhavam há mais de 10 anos em um espaço inapropriado para tal atividade.

Além destes, o asfalto no loteamento Morar Melhor do Programa Família Paranaense, que será feito com dinheiro economizado pelo município, como também a coleta de lixo, onde a mesma não era feita, evitando que esse lixo ficasse amontoado nas ruas próximas. Ainda no que diz respeito a habitação,  já estão sendo construídas mais 34 moradias através Programa Casa Verde e Amarela, inclusive com toda a  infraestrutura devida, como por exemplo o asfalto.

Muito outros investimentos já estão conveniados e empenhados como Calçamentos em diversas comunidades do interior: Emaus, Alto Caravágio, Passo Bonito, Linha Casteli e Bergamaschi, Rio Quieto e Retiro do Pinhal.

Para que isso tudo fosse possível houve um empenho muito grande por parte do Prefeito Anderson e o Vice-Prefeito Gabeira, tanto em buscar recursos como também estar atentos a necessidade da população.(assessoria)