Procurar Notícia

Veja Nutrição - Gleici Tavella Munaretto/É saudável então posso comer à vontade, será?

  • 19/10
  • Geral
  • Jornalismo

É saudável então posso comer à vontade, será?
A grande maioria das pessoas acredita que só porque um alimento é saudável, ela pode comer a quantidade que quiser, mas na verdade, não é bem assim. Os alimentos são como medicamentos naturais para o nosso corpo, e por mais que façam bem, nem tudo deve ser consumido sem controle da dose, ou seja, da quantidade.
Um exemplo muito simples, principalmente no processo de emagrecimento é sobre o consumo de bolos ou outras preparações saudáveis. Existem inúmeras receitas que são ótimas para serem consumidas e podem sim fazer parte da rotina alimentar da grande maioria das pessoas. Um bolo saudável, por exemplo de aveia e banana, é uma excelente opção para um lanche ou para servir nos finais de semana e eu indico muito, mas sempre peço para que os pacientes tenham cuidado com a quantidade ao consumir para que não ultrapassem as suas necessidades e acabem engordando ou em alguns casos até tendo prejuízos na saúde.
Outro exemplo, são as frutas. As frutas são muito saudáveis e devem sim ser consumidas diariamente, é extremamente necessário que haja frutas no dia a dia, porém, cada pessoa tem a sua necessidade diária desse grupo de alimentos e em média essa necessidade gira entre 2 a 5 porções.
O ideal é que todo mundo consulte uma nutricionista para saber exatamente as suas necessidades nutricionais e, a partir disso, saiba as quantidades de cada alimento que deve ingerir de acordo com a sua condição e o seu objetivo.