Procurar Notícia

Veja Psicologia - Vânia Mattei/Síndrome do ninho vazio

  • 14/10
  • Geral
  • Jornalismo

A Síndrome do Ninho Vazio foi definida por algumas culturas como o sofrimento relacionado à perda do papel da função dos pais devido à saída dos filhos de casa. A síndrome do ninho vazio é pontual, ou seja, possui hora certa para ser findada, sendo que sua duração se estende do instante de separação dos filhos até o estabelecimento de uma nova ordem familiar.

A síndrome do ninho vazio trás consequências preocupantes para o sujeito e os principais sintomas são, depressão, distúrbios do sono, melancolia, distúrbios alimentares, diminuição da libido, raiva dentre outros. Os filhos saindo de casa na mesma época em que a mulher está nesta fase de transição (menopausa), ela poderá ficar ainda mais vulnerável a contrair com mais intensidade a síndrome do ninho vazio porque é uma época em que quase todas mulheres se sentem envelhecidas, sem função reprodutora, com autoestima baixa e sua imagem refletida no espelho já não lhe agrada mais, resultando em uma mulher emocionalmente abalada. Não diferente da mulher o homem também passa por esta mesma dificuldade, a andropausa faz com que o homem se sinta aparentemente mais velho e muitas das vezes sua autoestima também está baixa interferindo em seu humor e em sua libido. Tudo ficará alterado e nas suas atitudes do cotidiano ele também se sentirá emocionalmente abalado.
Que tal praticar aquele esporte ou hobby predileto que não tinha tempo por ter tantos afazeres domésticos a serem efetuados a tempo e a hora, Pense melhor a saída dos filhos e lembre-se que ela também é temporária, o ninho que foi construído com amor sempre recebe de volta seus “passarinhos” quando querem retornar e lembrem – se também que muitas das vezes nossos “passarinhos” trazem consigo novos “passarinhos” para em seus ninhos pousar.

Para saber mais sobre esse assunto. Agende uma consulta com a Psicóloga Vânia Mattei pelos telefones (46) 3232.3507 ou (46) 3232.1022 ou (46) 3242.3033.