Procurar Notícia

Veja Nutrição - Gleici Tavella Munaretto

  • 06/10
  • Geral
  • Jornalismo

Os 3 principais erros de quem quer emagrecer e não consegue
Quantidades – um erro muito comum e frequente é comer saudável, mas sem cuidar as quantidades. Você até pode comer tudo bem saudável mas se não controlar as quantidades vai acabar ingerindo mais do que as suas necessidades e tudo o que você comer além do que precisa, seu corpo vai guardar como gordura corporal.
Finais de semana – se comer certinho durante a semana mas extrapolar nos finais de semana a conta não vai fechar. É claro que você pode comer uma coisa ou outra diferente e mais calórica as vezes, mas se exagerar e consumir sem controlar quantidades todo final de semana o emagrecimento também trava.
Contar Calorias – o déficit calórico precisa existir para haver emagrecimento, mas só contar as calorias não funciona. A funcionalidade dos alimentos precisa ser levada em conta para que a cascata de processos que envolvem a perda de peso aconteça. Existem algumas vitaminas, minerais e compostos bioativos presentes nos alimentos que estão envolvidos na fisiologia do emagrecimento, e se eles estiverem faltando, a perda de gordura corporal não acontece.
Emagrecer é um processo e cada organismo tem as suas necessidades e particularidades. Muitas coisas estão envolvidas, o corpo e a alimentação precisam estar alinhados para o sucesso nos resultados.
O ovo aumenta o colesterol?
O ovo já foi considerado um vilão e um dos principais causadores do aumento do colesterol. Hoje sabemos que não há evidências da relação entre consumo de ovos e aumento de colesterol.
O que aumenta o colesterol de fato é o consumo excessivo de carboidratos e de gordura saturada. Os ovos possuem colesterol na gema, mas em relação a gordura saturada a quantidade é muito menor do que o que está presente em cortes mais gordos de carnes, por exemplo. E mesmo o ovo tendo colesterol, existe uma regulação feita pelo fígado, quando você diminui a ingestão de colesterol via alimentos, o fígado aumenta a produção de colesterol para regular os níveis sanguíneos. É importante pontuar que o colesterol é uma lipoproteína envolvida em processos fisiológicos e é necessário, inclusive para síntese de hormônios, o problema acontece quando existe um aumento além dos níveis ideais para o colesterol.
Com certeza outros fatores e pilares de um estilo de vida saudável serão determinantes para que os níveis de colesterol estejam saudáveis, não é somente o consumo de ovos isoladamente que determinará e causará riscos para saúde cardiovascular.