Procurar Notícia

Veja Psicologia - Vânia Mattei/Esquizofrenia

  • 01/09
  • Geral
  • Jornalismo

Trata-se de comportamentos psicóticos geralmente não observados em pessoas saudáveis. Pessoas com sintomas positivos podem “perder contato” com alguns aspectos da realidade. Os sintomas incluem: Alucinações, Delírios, Pensamentos desordenados (modos de pensar incomuns ou disfuncionais), Distúrbios do movimento (movimentos do corpo agitado.
Estão associados a interrupções nas emoções e comportamentos normais. Os sintomas incluem: Redução do afeto (expressão reduzida de emoções através da expressão facial ou tom de voz), Reduzir os sentimentos de prazer na vida cotidiana, Dificuldade em iniciar e manter atividades, Redução de fala. Para alguns pacientes, os sintomas cognitivos são sutis, mas para outros são mais graves e os pacientes podem perceber mudanças na memória ou outros aspectos do pensamento. Os sintomas incluem: Baixo funcionamento intelectual (capacidade de entender informações e usá- la para tomar decisões), Dificuldades para manter-se focado ou prestar atenção em atividades cotidianas. Os sinais da esquizofrenia são diferentes para todos. Os sintomas podem se desenvolver lentamente ao longo de meses ou anos, ou podem aparecer de forma abrupta. A doença pode entrar e sair em ciclos de recaída e remissão.
Comportamentos que são sinais precoces de esquizofrenia incluem:
 Trata-se de um transtorno mental crônico e grave que afeta o modo como uma
 pessoa pensa, sente e se comporta. Provoca alterações no comportamento,
 indiferença afetiva, pensamentos confusos e dificuldades para se relacionar com
 pessoas. Pessoas com esquizofrenia podem parecer que perderam o contato com a
 realidade. Embora a esquizofrenia não seja tão comum como outros transtornos
 mentais, os sintomas podem ser muito incapacitantes.
-Ouvir ou ver algo que não está lá;
-Uma sensação constante de estar sendo observado;
-Modo peculiar ou sem sentido de falar ou escrever;
- Posicionamento corporal estranho;
 - Sentir-se indiferente a situações muito importantes;
- Deterioração do desempenho acadêmico ou profissional;
-Uma mudança na higiene pessoal e aparência;
 -Uma mudança na personalidade;
-Aumento da retirada de situações sociais e isolamento;
-Resposta irracional, zangada ou com medo aos entes queridos;
- Incapacidade de dormir ou se concentrar;
-Comportamento inadequado ou bizarro;
- Preocupação extrema com a religião ou o ocultismo.
Qualquer pessoa que tenha vários desses sintomas por mais de duas semanas deve procurar ajuda imediatamente. Se você estiver perto de alguém em crise, peça ajuda a um serviço de emergência.
Embora não exista cura para a esquizofrenia, muitas pessoas com essa doença podem levar uma vida produtiva e satisfatória com o tratamento adequado. A recuperação é possível através de uma variedade de serviços, incluindo programas de medicação e reabilitação. A reabilitação pode ajudar uma pessoa a recuperar a confiança e as habilidades necessárias para viver uma vida produtiva e independente na sociedade.

O portador de esquizofrenia é incapaz de avaliar seu próprio comportamento. Neste caso, pessoas próximas ao paciente são quem identificam os sintomas e procuram ajuda médica. Com acompanhamento de um psicólogo, psiquiatra e medicamentos é possível que a frequência das crises diminuam e o paciente consiga viver de maneira mais tranquila. O acompanhamento de um especialista é indispensável.
Para saber mais sobre esse assunto. Agende uma consulta com a Psicóloga Vânia Mattei pelos telefones (46) 3232.3507 ou (46) 3232.1022 ou (46) 3242.3033.