Procurar Notícia

Veja Psicologia - Vânia Mattei/Filhos e a tecnologia

  • 22/06
  • Geral
  • Jornalismo

ORIENTAÇÃO PARA OS PAIS: É quase impossível encontrar crianças, adolescentes e adultos hoje que não faça uso da tecnologia. Principalmente quando o assunto é sobre computadores e os lançamentos dos smartphones.
Foi realizada uma pesquisa pelo AVG (fabricante mundial de softwares de seguranças) com quase 4 mil adolescentes de 10 países incluído o Brasil, a pesquisa mostra que um a cada três adolescentes se arrepende do que postou nas redes sociais por ter ultrapassado dos limites. Tudo indica que a utilização da tecnologia ocorre sem que se questione muito a respeito de suas competências. Um dos fatores que podem contribuir com os descuidos da vida virtual é o fato dos adolescentes sentirem-se dotados de uma habilidade quase inata no manejo da tecnologia, passando a desvalorizar seus riscos.
Segundo um executivo de uma empresa: “ as pessoas querem tirar o máximo das redes sociais ao compartilhar conteúdos, mas devem estar cientes de que nem tudo é o que parece ser.” E ainda finaliza: “ se não orientar e educar essa juventude, podemos estar diante de uma bomba-relógio”. A minha orientação é que
obrigatoriamente os pais façam acompanhamento da vida digital dos seus filhos.
Além das questões frequentes discutidas na mídia com o ciberbullying (assédio virtual com prática que envolve o uso de tecnologias). Os contatos com os estranhos e o acesso a conteúdos impróprios da rede, há muitos problemas ligados à aprendizagem, ao
bem estrar e a saúde de nossos filhos que podem se tornar devastador.
A minha orientação é não estimule precocemente o convívio de crianças com a tecnologia, quando vier a ocorrer que os pais fiquem bem atentos. “zelar envolve supervisionar de perto, independentemente de serem crianças ou adolescentes”.
FONTE: Abreu, Cristiano Nabuco. Psicologia do cotidiano. Editora. Artmed 2016
Para saber mais sobre esse assunto de como cuidar com a tecnologia em relação aos nossos filhos. Agende uma consulta com a Psicóloga Vânia Mattei pelos telefones (46) 3232.3507 ou (46) 3232.1022 ou (46) 3242.3033.