Procurar Notícia

Vânia Mattei/Veja Psicologia

  • 28/05
  • Geral
  • Jornalismo

Inteligência Emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no conhecimento e processamento das informações relacionadas à emoção. Significa a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada. No relacionamento, homens e mulheres querem e esperam coisas bastante diferentes de um casamento. As mulheres buscam ligação emocional, e para elas intimidade significa discutir tudo, sobretudo a própria relação. Os homens, muitas vezes, não entendem o que as esposas querem deles, e estão satisfeitos em falar de coisas e fazer coisas em conjunto.
E estas diferenças emocionais também aparecem na forma como os casais lidam com as queixas e divergências que qualquer relacionamento enfrenta. Questões como a frequência com a qual o casal faz sexo, como educar os filhos, questões econômicas e tarefas domésticas não são o que mantém ou rompe um casamento. Ao contrário, é como o casal discute esses pontos sensíveis que mais importa para o destino de um casamento. Chegar a um acordo sobre como discordar é fundamental para a sobrevivência conjugal. Homens e mulheres têm de superar as diferenças de gênero inatas ao abordarem emoções tão turbulentas.

Não existe um único tipo de casamento bem sucedido. Os casamentos se definem, com o passar do tempo, a maneira de identificar qual o estilo de casamento de um determinado casal é pela análise de como discutem. Através de suas pesquisas, John Gottman identificou três tipos de casamento estável com base em seu estilo de discussão: Casamento de validação, casamento volátil ou casamento de evitação.
Estilo de casamento de validação: Nesse estilo de casamento, quando o casal está discutindo, demonstra muita calma e tranquilidade, tem uma grande capacidade de ouvir e compreender o ponto de vista e as emoções do outro. Estilo de casamento volátil: Esses casais discutem muito e demoram um tempo ainda maior reconciliando- se. Não existe um parceiro retraído ou distante num casamento volátil. Essas relações são caracterizadas por um alto nível de envolvimento durante as discussões. Os casais voláteis pulam a fase de validação durante seus conflitos. Não tentam entender o parceiro nem demonstrar empatia. Vão diretamente para a fase da persuasão onde o mais importante é ser o vencedor. Apesar desta fase parecer nunca terminar, eles finalmente conseguem chegar à última fase e solucionar as divergências.
Estilo de casamento de evitação: Nesse estilo de casamento parece acontecer pouca coisa entre os cônjuges durante uma discussão, pois eles preferem não dar importância às divergências em vez de solucioná-las, terminando qualquer atrito concordando em discordar. Eles conseguem compreender que têm discordâncias, mas não exploram a natureza emocional exata de suas divergências. Solucionar um problema significa ignorar as diferenças. Um dos parceiros concorda em ter uma atitude semelhante à do outro ou simplesmente dão tempo ao tempo.

Para saber mais sobre Inteligência emocional no casamento agende uma consulta com a Vânia Mattei pelos telefones 3232.3507 ou 3232.1022

Fonte: Goleman, D. (1999). Trabalhando com a inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva