Procurar Notícia

Dr Nunes - TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo

  • 27/05
  • Geral
  • Jornalismo

TOC (transtorno obsessivo compulsivo) é um transtorno mental caracterizado por pensamentos intrusivos que "invadem" a mente(obsessões) causando extrema ansiedade e por comportamentos repetitivos (compulsões), muitas vezes incontroláveis, que são realizados na tentativa de aliviar a ansiedade. Os pensamentos obsessivos e as compulsões podem ser relacionados a vários temas. Quando são pensamentos relacionados à contaminação e atos repetitivos relacionados à limpeza na realidade atual, o portador pode ter um sofrimento fora do normal. Nesse momento de coronavírus, eles enfrentam um grande desafio, porque fica mais difícil conseguir diferenciar até que ponto as preocupações e atos repetitivos são úteis ou estão exageradas e prejudicando o dia a dia.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES
Limite o consumo de notícias sobre o covid-19 a uma vez por dia e apenas por fontes confiáveis.
Defina um tempo e frequência de atos de higiene. Você provavelmente já ouviu que a lavagem regular das mãos é um dos componentes mais eficiente da prevenção do coronavírus, mas lavar as mãos repetidamente, por mais de 20 segundos de cada vez, você estará entrando no território da compulsão. Lavar as mãos demais pode levar a irritação e lesões e até aumentar o risco de infecções.
Nesse período crítico que estamos vivenciando, é importante que tente manter uma rotina de atividade física, sono e alimentação saudáveis.