Procurar Notícia

Vânia Mattei-Veja Psicologia/Síndrome de Borderline

  • 12/03
  • Geral
  • Jornalismo

A Síndrome de Borderline, também chamada de transtorno de personalidade limítrofe, é caracterizada pelas mudanças súbitas de humor, medo de ser abandonado pelos amigos e comportamentos impulsivos, como gastar dinheiro descontroladamente ou comer compulsivamente, por exemplo. Geralmente, as pessoas com Síndrome de Borderline têm momentos em que estão estáveis, que alternam com surtos psicóticos, manifestando comportamentos descontrolados. Esses sintomas começam a se manifestar na adolescência e se tornam mais frequentes no início da vida adulta. As principais características da Síndrome de Borderline: Alterações do humor ao longo do dia, Sentimentos de raiva, Irritabilidade, Dificuldade em controlar as emoções, Medo de ser abandonada, Instabilidade nas relações, Impulsividade e Sensação de solidão.
Em alguns casos mais graves, pode ocorrer automutilação e até suicídio, devido à enorme sensação de mal-estar interior. O tratamento da Síndrome de Borderline é realizado com o uso de medicamentos anti-depressivos, estabilizadores de humor e calmantes. Além do tratamento com remédios, é necessário manter o acompanhamento psicológico.
Para saber mais sobre a Sindrome de Bordeline agenda uma consulta com a Psicóloga Vânia Mattei pelos telefones (46) 3232.3507 ou (46) 3232.1022