Procurar Notícia

Veja Psicologia/Vânia Mattei - Transtornos Alimentares

  • 13/02
  • Geral
  • Jornalismo

A Anorexia nervosa é caracterizada pela perda de peso intencional provocada pela recusa à alimentação, distorção da própria imagem e medo de engordar, os principais sintomas da anorexia são: olhar no espelho e se sentir gordo, não comer para não engordar, contar as calorias da refeição antes de comer, evitar comer em público, fazer exercícios em excesso para emagrecer e tomar remédios para emagrecer.
Já a Bulimia consiste em comer grandes quantidades de comida e, em seguida, eliminar as calorias de formas prejudiciais, como por exemplo: indução do vômito, uso de laxantes, exercícios físicos intensos ou jejum prolongados. Principais sintomas da bulimia são: inflamação crônica na garganta, refluxo gástrico, cáries e sensibilidade nos dentes, praticar muito exercícios físico, comer grandes quantidades escondido, desidratação e problemas gastrointestinais. Os distúrbios alimentares são mais comuns em jovens, e têm sido cada vez mais frequentes pela cultura de valorização estética. O tratamento para os TA são feitos com acompanhamento psicológico para reverter o comportamento em relação à comida, acompanhamentos nutricional, para se ter orientações sobre a adequação da dieta e do equilíbrio dos nutrientes. Profissional de Educação Física, para auxiliar nos exercícios físicos.
Para saber mais sobre Transtornos Alimentares agenda uma consulta com a Psicóloga Vânia Mattei pelos telefones (46) 3232.3507 ou (46) 3232.1022