Procurar Notícia

Veja Psicologia-Vânia Mattei/Relacionamentos Abusivos

  • 08/01
  • Geral
  • Jornalismo

Um relacionamento abusivo não começa com tapa na cara ou ameaça de morte. A violência, inclusive, pode jamais se manifestar de forma física. Infelizmente, isso não significa que a dor e a destruição sejam menos reais. Toda vez que pensamos que só um soco denuncia e que a agressão só é vivenciada por pessoas ignorantes, vulneráveis, ingênuas ou submissas, experimentamos mais o lugar do agressor do que da vítima.
Excesso de “amor”: O abusador tem um certo padrão de comportamento. E, nesse padrão, a capacidade de sedução aparece em destaque. Manifestações exageradas, “provas de amor” e grandes declarações são lindas, todos sabemos disso! Mas é necessario enxergar quando elas são espontâneas e quando estão ali para desviar nossa atenção.
Ele quer que você mude: Outra característica de um relacionamento abusivo é a imposição — sutil ou não — de mudanças no comportamento. Em um relacionamento tóxico, as sugestões de mudanças ganham outros tons. Geralmente, são moralistas. Ou melhor, de acordo com critérios de certo, bom e belo do outro.
Superproteção pode ser sinal de relacionamento abusivo A superproteção pode parecer um cuidado bonito, generoso. E, no início, não trará prejuízos. Soará como um zelo, que reflete carinho e preocupação. O reconhecimento do relacionamento abusivo é complicado, justamente, porque muitos sinais de alerta se confundem com manifestações de afeto. É com o tempo que a superproteção mostra seu lado nefasto. A atitude solícita se transforma numa arma de chantagem ou depreciação.
Agressão verbal e violência psicológica. O relacionamento  abusivo é uma gangorra. Ora o agressor é gentil, encantador, um apaixonado devoto. Em contrapartida aos momentos de elogios, aos poucos, as críticas depreciativas vão ganhando espaço. Sim, as agressões e violência moral de um relacionamento abusivo podem surgir em forma de xingamentos. Mas nem sempre elas são tão claras. Comentários sutis são ainda mais poderosos, porque minam as defesas e perturbam a interpretação objetiva.
Ameaças e chantagens As ameaças no relacionamento abusivo são parte da violência física ou emocional. As insinuações de danos à vítima podem ser de ordem psicológica, apelando para a culpa, vergonha, abandono. Chantagens emocionais são extremamente perigosas e paralisantes.
Um relacionamento saudável é aquele que dá brilho à sua personalidade. Já  o relacionamento abusivo, tóxico, lhe afundará em sombras. Não permita que o medo seja seu guia. O primeiro passo para vencer é decidir sair dela. Não tenha receio de procurar ajuda. É um ato de coragem.
Para saber mais sobre como lidar com Relacionamentos Abusivos agende uma consulta com a Vânia Mattei pelos telefones 3232.3507 ou 3232.1022.