Procurar Notícia

Veja Psicologia - Vânia Mattei (Luto)

  • 27/12
  • Geral
  • Jornalismo

Luto é o processo que se inicia com uma perda. Trata-se de um momento de recolhimento. Uma experiência emocional profunda e individual que se define pela capacidade de lidar com essas perdas. Cada indivíduo reage de uma forma, a depender de sua estrutura emocional e vivências. Superar o luto é fundamental. É igualmente importante que a perda não seja reprimida. Do contrário, pode se manifestar posteriormente como algum outro sintoma. O luto não é considerado uma condição patológica. É comum que haja mudanças temporárias no estilo de vida. Diminuição do interesse pelo convívio social e pelas atividades do cotidiano.

Sentimentos como entorpecimento (estado de choque), perturbação, crises de choro e dor profunda. Culpa, lembranças de momentos em que a pessoa poderia ter agido de maneira diferente, desespero, hostilidade, raiva e falta de interesse nas atividades que gosta de fazer . A duração difere de pessoa para pessoa, mas psicólogos afirmam que há cinco estágios do luto.
? Negação e isolamento: É o primeiro estágio do luto é um sentimento diante da notícia de doença terminal para um paciente ou de morte para um enlutado
? Segundo estágio: Raiva. O segundo estágio do luto surge quando não é mais
possível negar o fato e há o sentimento de revolta, inveja e ressentimento. O paciente ou o enlutado se pergunta: “por que eu e não outra pessoa?”. A raiva é expressa por emoções projetadas no ambiente externo e pelo sentimento de inconformismo. Para a família e os amigos é uma fase difícil de lidar.
? Terceiro Estágio: Barganha O paciente começa a ter esperança de uma cura divina ou de um prolongamento da vida em troca de méritos que acredita ter ou ações que promete empreender.
? Quarto Estágio: Depressão. Inclui sentimentos de debilitação e tristeza acompanhados de solidão e saudade. Funciona para o paciente e seu entorno, como uma preparação para suas perdas. Essa fase requer muita conversa e intervenções ativas por parte dos que estão à sua volta, de modo a evitar uma depressão silenciosa.
? Quinto Estágio: Aceitação: Após externar sentimentos e angústias, raiva pelos que não são obrigados a enfrentar a morte, lamento pela perda iminente de pessoas e de lugares queridos, a tendência é que o paciente terminal aceite sua condição e contemple seu fim próximo com mais tranquilidade e menos expectativa. O enlutado que já conseguiu vencer os estágios anteriores. Chega agora ao momento em que a saudade se torna mais sossegada, com mais paz, e começa a ter condições de se reorganizar na vida.
A esperança é o sentimento mais comum a todos os estágios do luto. Até os mais conformados esperam por uma possibilidade de cura. Entender a morte com mais naturalidade, entretanto, é tão necessário quanto valorizar a vida.
Para saber mais sobre o Luto agende uma consulta com a Vânia Mattei pelos telefones 3232.3507 ou 3232.1022.